Em caso de ataque nuclear… eis o avião usado por Trump
Se forem utilizados, os E-4B vão levantar voo da base de Omaha. Já os conhece?
O clima de tensão agrava-se e talvez faça cada vez mais sentido imaginar este avião a sobrevoar os céus. Se, eventualmente, os EUA iniciarem um conflito nuclear com a Coreia do Norte, sabe qual o avião que transportará Donald Trump?
Apresentamos-lhe o E-4B, também conhecido como Nightwatch ou “guarda-noturno”. No pior dos cenários – se testemunharmos o eclodir de uma terceira guerra mundial – esta será a aeronave responsável por transportar, de forma segura, o presidente norte-americano, o secretário de Defesa e os chefes de estado-maior dos Estados Unidos.
Existem quatro Nightwatch que foram construídos, em 1980, pela Boeing, tendo como ponto de partida o avião de passageiros 747-200. No entanto, estas aeronaves foram bastante modificadas para poderem ser usadas em operações militares. Sabia que cada uma delas pode voar durante 12 horas (e ser reabastecida em pleno voo), a uma altitude de 30 mil pés (9000 metros) e com 112 pessoas a bordo?
Impressionante, não acha? Além disso, o E-4B está equipado com tudo o que é necessário para que o presidente e os chefes de estado-maior possam estar em contacto permanente com as forças armadas, especialmente com o comando responsável pelas armas nucleares.